sábado, 22 de agosto de 2009

GERAÇÃO ADOLESCENTE

MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS

* Camisinha Masculina: - É o método mais comum. Funciona como contraceptivo e também como uma barreira de proteção em relação às DSTs e AIDS. A maior desvantagem é causada pelas falhas de colocação ou vazamento durante o ato sexual. Como se coloca a camisinha? - Engravida na primeira vez sem camisinha? Se a mulher estiver no período fértil, sem nenhuma proteção, ela poderá engravidar. Basta uma relação sexual para engravidar. Camisinha atrapalha o sexo? Não, a camisinha não deve atrapalhar o sexo, pelo contrário, aumenta a confiança em relação à não contaminação por DSTs. Camisinha tira o clima? Não, é só ser criativo e manter o clima durante a colocação. É preciso usar camisinha em todas as relações sexuais? Sim, sempre, para se proteger das DSTs e de uma gravidez indesejada. Pega AIDS usando camisinha? As pesquisas mostram que o uso da camisinha é a melhor maneira de se prevenir a AIDS (durante a relação sexual). Camisinha previne todas as DSTs? Sim, porque todo o conteúdo ejaculado na camisinha não entra em contato com a mucosa vaginal nem com o colo do útero da mulher. O que acontece se estourar a camisinha? Quando a camisinha se rompe o esperma cai dentro da vagina. Se a mulher estiver no seu período fértil, ela poderá engravidar. Além disso, se um dos parceiros tiver alguma DST, contaminará o outro. Funciona como se não estivesse usando a camisinha. Qual o método mais seguro para não engravidar? Para os adolescentes os métodos mais indicados e seguros são o anticoncepcional oral (pílula) e a camisinha.

* PÍLULAS: As pílulas são hormônios sintéticos similares ao estrógeno e progesterona, os hormônios naturais produzidos pelo corpo da mulher. As pílulas atuam prevenindo a ovulação, ou seja, o óvulo não é liberado pelo ovário, como ocorre normalmente, aproximadamente no meio do ciclo menstrual. Deste modo não ocorre fertilização pelo esperma. Para começar a tomar, a adolescente deve consultar um médico, que lhe indicará a mais indicada e a forma de utilização.

* TABELINHA: A tabelinha é um método baseado em cálculos sobre a possibilidade de a mulher engravidar em épocas diferentes do Ciclo Menstrual. Teoricamente a mulher é fértil no meio do seu ciclo. Ou seja, nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias a fertilidade máxima seria entre o 13º 14º e 15º dia, contando o primeiro dia da menstruação como dia 1º. Lembre-se: a tabelinha é um método muito falho, sobretudo em adolescentes, em função das alterações hormonais.

DADOS: A CADA ANO 1 em cada 20 adolescentes contraem uma DST; 1 em cada 4 abortos realizados são em adolescentes; pelo menos 120 milhões de mulheres engravidam sem planejar; 20 milhões de mulheres colocam sua saúde e vida em risco, por causa de abortos; acontecem 330 milhões de novos casos de DSTs, e 1 em cada 20 adolescentes é infectado; o vírus HIV infecta 5,2 milhões de pessoas, mais da metade delas são jovens com menos de 24 anos.

PESQUISA DO IBGE 36 milhões de adolescentes no Brasil até os 19 anos, ao menos ¾ dos adolescentes têm vida sexual ativa; 1 de cada 13 adolescentes engravidam, por ano; 600 mil partos de adolescentes por ano; estimativa de 500 mil abortos por ano. PESQUISA DA UNICEF no mundo são realizados 15 milhões de partos de adolescentes entre 15 e 19 anos. NO BRASIL são realizados 1 milhão de partos de adolescentes por ano.

* Para pensar: - A sexualidade é um campo muito amplo da vida, abrangendo todas as áreas do ser e do viver. Sexualidade vai muito além de “sexo” e “transa”. Por isso mesmo, é tão importante. Envolvimento emocional deve vir antes de sexo. Considere as conseqüências de uma relação muito íntima bem antes de chegar a essa fase. Decida o que é certo ou errado para você e aprenda a dizer não. Ser responsável é ter consideração pelos demais. É importante ser responsável nos relacionamentos. A irresponsabilidade acaba provocando problemas.

Bjs doces.

Sugestões de temas envie para o e-mail: ginalupinni@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário