quarta-feira, 19 de agosto de 2009

* COMO USAR A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL *


Muitas mulheres, entre elas adolescentes, dizem ter dúvidas de com usar a pílula anticoncepcional. Então preparei 7 passos para vocês cometerem um dos melhores pecados com 99,9% de eficácia quanto à prevenção da gravidez indesejada. A pílula é um dos métodos anticoncepcionais mais usados no Brasil. Seguindo os 7 passos não tem erro.

Veja como usá-la corretamente.


PASSO A PASSO:

1. Aguarde a próxima menstruação.

2. Comece a tomar o primeiro comprimido no primeiro dia da mesntruação. Relacione cada drágea ao dia da semana em que ela deve ser tomada. Isso serve para lembrá-la se realmente você a tomou naquele dia.

3. Tome um comprimido todos os dias mais ou menos na mesma hora, de preferência após o café da manhã ou após o jantar. Assim você não corre o riso de esquecer de tomá-la.

4. Vá seguindo as setas da cartela até que ela termine.

5. Intercale uma pausa de sete dias, no qual ocorrerá um sangramento semelhante ao menstrual e recomece a tomar outra cartela, mesmo se o sangramento ainda não acabou por completo.

6. Se esquecer de tomar a pílula, corrija esse erro tomando o comprimido com até 12 horas de atraso do horário habitual. Se notar o esquecimento após já ter transcorrido as 12 horas, continue tomando os comprimidos restantes excluindo a esquecida até terminar a cartela.

7. Esquecimentos, erros na administração da pílula e distúrbios gastrointestinais como diarréias e vômitos podem diminuir a eficácia do anticoncepcional. Nestes casos, adicione outros métodos contraceptivos.

ATENÇÃO: Pílula Anticoncepcional não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Junto com a pílula use a camisinha.

1. Antes de começar a tomar a pílula, visite seu ginecologista e faça exames necessários para saber se você está apta a usá-la e qual a melhor pílula para você já que há a opção de vários tipos com diferentes dosagens de hormônio.

2. Consulte imediatamente seu ginecologista caso apareça crises de dores de cabeça mais fortes que o habitual (enxaqueca), alterações repentinas da visão e audição. Mas não interrompa o uso do anticoncepcional senão você vai ter que começar tudo de novo.

3. A pílula anticoncepcional NÃO terá eficiência se você: * esquecer de tomar uma ou mais pílulas. * Atrasar em começar a nova cartela. *Se ocorrer vômito ou diarréia. * Fazer uso com outro medicamento que diminui os níveis de estrogênio ou progestina.

Cuide bem de você.

Bjs doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário