sábado, 22 de agosto de 2009

GERAÇÃO ADOLESCENTE

Vamos falar sobre sexualidade? Sei que vocês têm muitas perguntas, e algumas ficam sem resposta. A minha intenção é ajudar vocês a não interromperem esta fase com uma gravidez indesejada, e, na prevenção de doenças. Uma história legal para vocês: fui convidada a me retirar da última rádio em que trabalhei, onde apresentava o programa que levava o mesmo nome desta matéria. Alguns pais achavam que eu estava incentivando os adolescentess na prática “daquilo” (quanta hipocrisia, substituíram a palavra sexo por “aquilo”), que eu estava querendo fazer o papel deles. As pedras que jogaram em mim eu não as devolvi, peguei todas para continuar a construir o meu castelo. Não quero competir com a educação que vocês recebem de seus pais e professores, mas sim, acrescentar mais informação e orientação. Então vamos lá!?
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em um ano, de cada
100 mulheres que têm bebês, 28 têm menos de 18 anos.
Isto tem sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais.
  • E porque as adolescentes engravidam sem planejar? Hipóteses: - Início precoce da vida sexual; vida sexual ativa em que o adolescente fica exposto a uma gravidez indesejada; aumento da liberdade dos jovens e a necessidade de afirmação própria do adolescente, de contraposição à família e de quebra de tabus; o pensamento mágico do adolescente de que "isso não vai acontecer comigo"; a pressão do namorado ou grupo de amigos; o grande estímulo da mídia.

  • Muitas vezes, o adolescente mantém relações sexuais sem saber das possíveis conseqüências: - falta de informação; mesmo tendo conhecimento, não utilizam métodos contraceptivos; não têm condições financeiras de adquiri-los; a instabilidade própria da adolescência; pretexto para casar em busca de um carinho que não recebe em casa; engravidar como única solução de vida.
Cuide bem de voce!!!
Bjs doces.

Sugestões de temas envie para o e-mail: ginalupinni@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário