sábado, 22 de agosto de 2009

“GERAÇÃO ADOLESCENTE”

"PERGUNTAS & RESPOSTAS"
  • O que é adolescência? A adolescência é uma etapa de nossas vidas marcada por uma porção de transformações: no corpo, nos sentimentos, nas relações com os outros. É um tempo de conhecer, descobrir, experimentar. Todo o crescimento que acontece nessa fase tem um objetivo importante: o amadurecimento físico e emocional.
  • Porque é importante conversar sobre sexualidade nessa fase? As modificações corporais despertam novos desejos, sentimentos, medos e ansiedades. Na adolescência iniciam-se os namoros e o ficar. Tudo muda tão rápido, que é difícil adaptar-se a essas transformações. Sabe-se que os adolescentes, no mundo inteiro, estão começando a vida sexual cedo, o que os deixa expostos à riscos como o de uma gravidez indesejada ou de contrair uma DST ou a AIDS. A orientação e a informação podem ajudar o adolescente a viver essa etapa com menos dúvidas e medo, permitindo um crescimento saudável e feliz. Buscar informações e orientações sempre, sobre todos os assuntos que lhe despertem dúvidas e/ou interesse é fundamental.
  • Qual a idade certa para começar a transar? Não existe uma “idade certa”. O que existe é o melhor momento para cada pessoa. É importante que essa seja uma decisão pessoal, madura, responsável, livre de influências ou pressões. Ao decidir que chegou a hora de ter a primeira transa, deve-se escolher um método anticoncepcional, e um parceiro que se conheça e em quem se confie.
  • Como se engravida? Quando a mulher está no seu período fértil e tem uma relação sexual. Na ejaculação, o sêmen liberado é rico em espermatozóides (célula masculina), estes sobem através do útero e das tubas até encontrar o óvulo (célula feminina), ocorrendo a fecundação.
  • O que é o período fértil? Após a menstruação (mais ou menos 14 dias depois) ocorre a ovulação, que é quando o ovário libera o óvulo. Neste dia, alguns dias antes e alguns depois é o período fértil, quando a mulher está apta a engravidar.
  • Porque a mulher sangra quando menstrua? Todo o mês o útero se prepara para receber o óvulo fecundado; forma-se no útero uma “camada fofa”, como se fosse um ninho onde o ovo recém chegado vai se prender e nutrir durante a gravidez. Quando isto não acontece, esta camada se desprende e sai pela vagina junto com sangue, e isto é o que chamamos de menstruação.
  • Pode ter dor na primeira relação? Se a menina vai para a primeira relação preocupada, com medo de engravidar, que seus pais descubram, insegura, etc., ela terá dificuldades de relaxar e, assim, não terá uma boa lubrificação.
  • Com isso, ela pode sentir dor. O corpo muda após a primeira relação sexual? Não, o corpo não sofre nenhuma modificação após a relação sexual, apenas o hímen fica mais relaxado.

Cuide bem de voce!!!
Bjs doces.

Sugestões de temas envie para o e-mail: ginalupinni@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário